Encontro da Rede Lacen em Vitória da Conquista capacita profissionais de 30 municípios

Nesta quinta-feira, 27, aconteceu em Vitória da Conquista o encontro da Rede Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) com os municípios referenciados pela unidade local. O evento teve como principal objetivo capacitar as equipes municipais em relação aos exames de saúde pública que são encaminhados para análise no Lacen de Vitória da Conquista. 

Ao todo, 30 municípios das regiões de Vitória da Conquista e Itapetinga participaram do encontro, que se estendeu ao longo de todo o dia. Durante a programação, os profissionais tiveram acesso a informações detalhadas sobre os serviços oferecidos pelo Laboratório, os fluxos de trabalho, os protocolos adotados e as melhores práticas para garantir a qualidade das amostras enviadas.

De acordo com Renata Tentis, coordenadora do Lacen em Vitória da Conquista, a capacitação se tornou ainda mais necessária diante das mudanças nas gestões municipais. “Hoje atendemos 30 municípios pactuados com a Rede Lacen Bahia. Com as recentes mudanças de gestão, houve a entrada de novos profissionais, o que aumenta a necessidade de capacitar as equipes para que conheçam os fluxos e protocolos do Laboratório”, explicou. 

A coordenadora destacou, ainda, a importância da participação ativa dos municípios para garantir um atendimento de qualidade à população: “Convocamos todos os municípios para esse momento e tivemos 100% de adesão. Esse diálogo é fundamental para esclarecer dúvidas e alinhar as práticas, o que irá refletir em um serviço mais eficiente para a comunidade”. 

Evelyn Araújo, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itarantim, também destacou a importância do encontro, especialmente para municípios que estão iniciando serviços de coleta. “Para nós, que estamos começando agora a ter um posto de coleta, essa capacitação é fundamental para entender como operar o sistema, quais exames são realizados no município, quais são encaminhados para Salvador, além de aprendermos sobre os procedimentos de coleta e armazenamento”, explicou.

O farmacêutico Marcel Souza, representante de Itororó na capacitação, reforçou a relevância do encontro para a padronização dos serviços prestados. “Esses eventos são de suma importância para alinharmos os serviços e para que possamos entender o funcionamento do Laboratório. Encontros anuais como este são essenciais, principalmente após mudanças de gestão, pois ajudam a melhorar o atendimento à população, que é o nosso foco principal”, afirmou Marcel.